Lucas Moraes
O que é preciso saber sobre ChatGPT e IA para desenvolver softwares
Atualizado: 16 de jun.

Com a popularização do ChatGPT, a Inteligência Artificial (IA) deu um novo passo em direção à sua popularização. No universo dos devs, que passam o dia desenvolvendo softwares que atendem demandas específicas de clientes, a IA já ocupa em alguns casos papel fundamental na execução de tarefas repetitivas.
Não só isso, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial também têm permitido maior fluidez ao desenvolvimento de softwares com códigos mais confiáveis e auxiliado na capacitação dos desenvolvedores.
Comandos de linguagem natural também já são transformados em códigos de linguagens de programação por meio da Inteligência Artificial, ajudando a criar soluções mais assertivas e semelhantes ao que se imagina.
Empresas já usam IA para desenvolver softwares
Big techs e empresas de menor porte em todo o mundo já usam IA para garantir entregas mais personalizadas ou evitar perdas desnecessárias. Em uma pesquisa da Forrester, 37% dos entrevistados disseram que já estavam usando IA e aprendizado de máquina em testes superiores para aumentar a qualidade do software - aumentar, mas não definir a qualidade do serviço de uma empresa de desenvolvimento de software.
IA vai substituir desenvolvedores humanos?
Perceba que, apesar do uso da IA, o desenvolvedor (ser humano) não tem ficado de fora do processo. Mesmo com a celeridade e assertividade das ferramentas de IA no que diz respeito ao desenvolvimento de software, bons profissionais seguem sendo fatores primordiais para entregar o que o cliente necessita.
A capacitação dos desenvolvedores para que possam fazer uso das ferramentas baseadas no aprendizado de máquina segue sendo uma constante, sendo mais prudente pensar em como o profissional pode ser o agente de uso responsável da IA e otimizar o trabalho sem a ideia de substituição humana por máquinas.
Apesar do auxílio da IA, manter uma fábrica de softwares, como é o caso da Blue, é algo que demanda a gerência humana para desenvolver estratégias eficientes, como na área de BI, e garantir que o cliente faça uso do melhor da tecnologia sem perder o tão valioso contato humano.